Responsável:
Jornalista Giovana Campos (AME-Santos) – MTb 28767-SP
A AME Santos mantem site, youtube e redes sociais ativos (Facebook: AME-Santos e Twitter: @ame_santos).
E-mail: ame.santos.sp@gmail.com
Regimento Interno
Departamento de Comunicação da Associação Médico-Espírita do Brasil
CAPÍTULO I – DO DEPARTAMENTO
O Departamento de Comunicação da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), tem por finalidades:
Coordenar e promover a divulgação das atividades médico-espíritas através de diferentes meios de comunicação: verbal, escrita e eletrônica, levando em consideração os públicos internos e externos ao movimento espírita com o propósito de informar e esclarecer a inserção do paradigma espiritual na área da saúde. Atender às necessidades de divulgação interna e externa dos diversos Departamentos e da Diretoria da AME-Brasil. Para a consecução de suas atividades, desenvolve as tarefas nos campos de difusão de livros, jornais, revistas, palestras, apresentações artístico-culturais, vídeos, realizando eventos como cursos, encontros, seminários, simpósios e congressos quando necessários.
CAPÍTULO II – DA ADMINISTRAÇÃO E ESTRUTURA
O Departamento de Comunicação será composto por, no mínimo, um médico responsável pelas atividades de divulgação aos meios de comunicação e um profissional de comunicação social. A necessidade de expansão dar-se-á conforme o volume das atividades.
CAPÍTULO III – DAS RESPONSABILIDADES
Divulgar o paradigma médico-espírita através da exposição verbal, imprensa escrita, internet, e orientar o que é veiculado no âmbito da AME-Brasil, que compreende:
- Elaboração de um boletim informativo, com as atividades dos membros componentes da AME-Brasil e AMEs regionais.
- Manutenção do conteúdo de página eletrônica, assessorado por profissional da área de informática.
- Colaboração na revista Saúde & Espiritualidade, publicação eletrônica trimestral da AME-Brasil, participando junto à Diretoria e Editores da seleção dos originais recebidos para publicação, segundo critérios que considerem a pureza doutrinária e a nobreza da linguagem.
- Examinar atentamente todas as mensagens recebidas de outras instituições antes de distribuí-las.
- Para a mídia em geral, Colocar à disposição, além de livros e publicações espíritas, material audiovisual de conteúdo do paradigma médico-espírita.
- Manter a mensagem simples, atualizada e dinâmica, evitando o sensacionalismo tão em voga na imprensa leiga.
- Estar atento à adequação da mensagem ao momento que se vive e ao público a que se destina.
- Promover a estrutura de marketing necessária à realização dos eventos promovidos pela AME-Brasil.Planejar, elaborar e selecionar os veículos para as campanhas solicitadas pela diretoria do Grupo ou lançadas pelo próprio Departamento.
Das atribuições dos integrantes do Departamento:
Participar das diversas atividades do Departamento, observando criteriosamente o fiel cumprimento deste regimento.Opinar na divisão de tarefas, assumindo encargos de acordo com a disponibilidade de tempo e habilidades pessoais.Executar as atividades assumidas, procurando observar os planejamentos e cronogramas, mantendo o contato necessário para criar uma perfeita sintonia entre planejamento e execução. Participar das reuniões opinando em suas decisões.Estar em sintonia com as orientações da diretoria executiva da AME-Brasil.
CAPÍTULO IV – DAS DIRETRIZES GERAIS:
O Departamento deve observar:
Manter a diretoria do Grupo devidamente informada de toda a programação do Departamento. Evitar atropelos, executando a programação sem improvisação;
Apresentar à diretoria os planos de trabalho, submetendo à sua análise todas as atividades do plano antes de tomar qualquer ação;
As questões financeiras deverão seguir as diretrizes da Tesouraria da AME-Brasil.
CAPÍTULO V – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
O presente regimento pode ser reformado a qualquer tempo, total ou parcialmente, por iniciativa da diretoria executiva da Associação Médico-Espírita do Brasil ou por sugestão a ela encaminhada pelo próprio Departamento.